sábado, 20 de dezembro de 2014

A Ecografia!

Como falei ontem, hoje (6ª-feira) tive de ir fazer uma ecografia, pois os médicos na última consulta suspeitaram que a Concha pudesse ter qualquer coisita no intestino - disseram-me para não me alarmar muito, pois quase de certeza que não era nada, contudo, queriam tirar as teimas. Apesar de ter andado a semana toda de pensamento positivo e de ter conseguido abstrair-me da situação, confesso que ontem à noite o meu coração bateu mais rápido por diversas vezes e hoje, na hora de ir à maternidade, não consegui evitar alguns pensamentos (se bem que acho que até lidei muito bem com a pressão de algo poder não estar bem e efetivamente consegui estar sempre mesmo muito positiva - isto só pode ser já a serenidade e a cabeça fria inerentes à maternidade a falarem mais alto).

Pois bem, há realmente a possibilidade de uma má formação do intestino delgado... A ecografia não foi conclusiva e a médica disse-me que pode muito bem não ser nada, pois a nível de valores, estes estão ali na corda bamba ente o ser e o não ser; contudo, preferiu alertar-me já para o pior de todos os cenários (e eu também prefiro assim, detesto surpresas desagradáveis de última hora e acho mesmo que as más notícias devem ser preparadas ao máximo, para não correr o risco de entrar em histerias de ocasião): pois então, a minha bébé, aparentemente, poderá não ter desenvolvido totalmente todo o intestino delgado e caso isso se verifique, terá de ser operada nas primeiras 24 horas de vida para tirar o pedacinho que não estiver saudável. Nada há a ser feito neste momento, apenas ir vigiando o seu desenvolvimento com uma frequência quase semanal, pois esta obstrução do intestino está a provocar uma certa dilatação do estômago e do duodeno e isso sim, é preciso ir controlando, pois pode acontecer da minha pequena Concha ter de nascer um bocadinho antes do previsto.
Eu mantenho o meu pensamento bastante positivo (até porque não há certezas de nada e tudo isto pode não passar de um grande susto) e penso que se infelizmente o pior se vier a verificar, que ela estará bem entregue aos médicos, que tratarão o problema com garras afiadas. Obviamente que uma cirurgia é sempre um risco, mas talvez por o meu pai e avô serem cirurgiões, toda a minha vida ouvi falar de operações como quem vai ali comprar pão para a refeição, portanto, tenho a certeza que tudo correrá maravilhosamente. Até porque, segundo a minha irmã (que também é médica), o facto desta ocorrência ter apenas sido verificada aos 8 meses de gravidez, à partida, significa que tudo o resto estará bem, ou seja, não haverá mais más formações, nem eventualmente outros problemas que possam advir da atresia (palavrão que se dá a esta má formação); para além disso, a piquena continua a engordar - o que também é um ótimo sinal e Coimbra é sem dúvida um dos centros de excelência a nível nacional no que diz respeito a cirurgia pediátrica.

Graças a Deus e como já repeti em cima, estou calma e de pensamento mais do que positivo, mas obviamente que não deixou de ser uma manhã demasiado atribulada:

  • foi o receber a notícia;
  • foi o querer que o meu pai me explicasse exatamente e por miúdos o que era a atresia e ele fechar-se em copas, sem conseguir dizer nada para além de "vai correr tudo bem" - a reação dele mediante algum problema de saúde com qualquer uma de nós as 4, é sempre a mesma: o grau de stress é tanto, que fica incapaz de dizer o que quer que seja;
  • foi o falar com o G. e este ir logo pesquisar à internet o que era o problema - erro crasso minha gente, nunca procurem nenhuma doença no google, é um erro, pois a maior parte das vezes a informação não está correta (o que voltou a acontecer hoje) e/ou só falam de casos extremos. Procurem os médicos, estes sim, falam com conhecimento de causa, relativamente a cada situação e paciente;
  • foi o querer ouvir várias opiniões (principalmente depois da pesquisa científica feita pelo G.), para confirmar se todos tinham a mesma opinião - felizmente, foi o que aconteceu!
Agora não há mesmo nada a fazer, é esperar para ver! Dia 31 de Dezembro lá estarei novamente para mais uma ecografia. Pode ser que acabe o ano com uma excelente notícia e que consigam ver que está tudo normal e que afinal não há obstrução nenhuma. Temos que convir, uma gravidez tão santa, não podia ser, seria única no mundo, portanto, bora cá botar um bocadinho de adrenalina para o final!

Sem comentários:

Enviar um comentário